top of page
_Biosample_Fundo4.jpeg
logo .png
_Biosample_Slide2.jpeg

Biosample é um laboratório de pesquisa e criação musical que atua no campo da ecologia acústica, com o objetivo de transcriar pesquisas científicas em experiências artísticas e educativas, amplificando o significado desses dados e promovendo o engajamento social em torno da conservação da biodiversidade.

_Biosample_Slide3.jpeg

BIODIVERSIDADE

O Brasil é reconhecido mundialmente como um país megabiodiverso, com mais de 124 mil espécies da fauna, cerca de 50 mil espécies da flora e mais de 8 mil de fungos, representando mais de 20% do total de espécies do mundo. São 6 biomas terrestres e três grandes biomas marinhos. Temos a Floresta Amazônica, o Pantanal, o Cerrado, a Caatinga, os Pampas além da Mata Atlântica, além de uma costamarinha de 3,5 milhões de Km2, com ecossistemas únicos, como os recifes de corais, dunas, manguezais, lagoas, estuários e pântanos.

 

Infelizmente, também temos um alto índice de espécies ameaçadas de extinção, (1.249 espécies) que requerem ações específicas e projetos direcionados para sua conservação, evitando assim que deixem de existir na natureza. A extinção é irreversível e representa um grave problema para os biomas além da perda de um patrimônio genético.

_Biosample_Slide4.jpeg

Ecologia Acústica

A ecologia acústica é um campo de estudo interdisciplinar que investiga as relações entre os sons, os seres vivos e os ambientes, permitindo compreender como as paisagens sonoras refletem processos ecológicos, climáticos e sociais. Essa abordagem oferece ferramentas valiosas para a conservação da biodiversidade, a pesquisa científica e a sensibilização sobre o mundo natural.

 

Os registros sonoros funcionam como importantes indicadores da presença de espécies, da dinâmica dos ecossistemas e da qualidade ambiental em diferentes regiões do mundo. No Brasil, há diversas iniciativas de pesquisa em ecologia acústica e acervos que reúnem uma rica diversidade de vocalizações de espécies e paisagens sonoras dos mais variados biomas do país.

_Biosample_Slide5.jpeg

ARTE E CIÊNCIA

Por meio da colaboração com centros de pesquisa, dispomos de um acervo com mais de 1 mil horas de gravações sonoras de espécies da biodiversidade brasileira.

_Biosample_Slide6.jpeg

PESQUISA NO ACERVO

A partir desse acervo de sons, produzimos músicas inéditas, "sampleando" e colocando a biodiversidade como protagonista dos diferentes biomas do país.

_Biosample_Slide7.jpeg

LABORATÓRIO

DE CRIAÇÃO

A ideia é explorar diferentes ritmos e gêneros musicais em diálogo com a diversidade de sons e paisagens sonoras originadas pelas espécies coletadas.

_Biosample_Slide8.jpeg

USO DE TECNOLOGIA IMERSIVA DE ÁUDIO

Trabalhamos com técnicas
de espacialização do som, criando experiências de áudio tridimensionais imersivas.

 

A ideia é criar ambientes que desloquem os ouvintes para dentro de diferentes paisagens e composições musicais.

_Biosample_Slide20.jpeg

CENTRAL MUSIC

A Central Music é uma produtora que
impulsiona a cena musical, promovendo a colaboração entre artistas de diversos gêneros e apoiando o desenvolvimento de projetos musicais inovadores.

 

A produtora é composta pela Central Records e
pelo Estúdio Central (antigo Redbull Studio), espaços que receberam artistas renomados como Elza Soares, João Donato, Liniker, Don Toliver, Marina Lima, Emicida, Criolo, entre muitos outros.

 

Em 2024, a Central Music entrou para a Academia do Grammy Latino e promoveu eventos de destaque, como o Jazz is Dead Summit, além de shows de artistas como Kabaka Pyramid e Kevin Saunderson.

A produtora também realiza projetos musicais para marcas, como a curadoria para a New Balance e a trilha sonora para a Heineken no The Town 2023.

_Biosample_Slide21.jpeg

INSTITUTO IPÊ / ESCAS

O IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas
é uma organização brasileira sem fins lucrativos que trabalha pela conservação da biodiversidade do país, por meio de ciência, educação e negócios sustentáveis.

Fundado em 1992, tem sede em Nazaré Paulista (São Paulo), onde também fica o seu centro de educação, a ESCAS - Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade.

 

Para o IPÊ, a conservação da biodiversidade
é central para a transformação socioeconômica e o enfrentamento dos desafios climáticos.

Nos biomas Mata Atlântica, Amazônia, Pantanal
e Cerrado, realiza cerca de 30 projetos ao ano, além de trabalhos relacionados a Áreas Protegidas, Voluntariado para a Conservação e Pesquisa & Desenvolvimento.

 

As ações do Instituto já foram reconhecidas
por meio de 50 premiações nacionais e internacionais, entre elas o Whitley Awards, considerado o Oscar
da conservação ambiental.

_Biosample_Slide22.jpeg

MIHN

O MIHN (Museu Imaginário de História Natural) é um museu itinerante dedicado a divulgação científica e a preservação ambiental, desenvolvendo projetos que transformam pesquisas científicas em experiências de arte e educação. Nossa equipe, composta por artistas, cientistas e educadores, trabalha de maneira interdisciplinar na criação de conteúdos e programas para eventos, formações e exposições.

 

Desde 2019, a organização tem estabelecido parcerias com diversas instituições, como o Instituto Serrapilheira, Found Sound Nation e a Fundação Getúlio Vargas, além de colaborações em pesquisas e viagens de campo com o INPA (Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia), o IPAM e o Instituto Ipê.

 

O MIHN também tem apresentado seus projetos em festivais, eventos e exposições como a Oi Futuro, TEDx, Bienal de São Paulo, Virada Sustentável, Festival Kinobeat, Museu da Língua Portuguesa, entre outras iniciativas culturais.

_Biosample_Slide23.jpeg

Coordenação

RICO MANZANO

Produção Musical

Central Music

SIMONE TENORIO

Coordenação Científica Instituto Ipê

BRUNO GÀRI

Direção Criativa

MIHN

_Biosample_Slide24.jpeg

REALIZAÇÃO

PARCEIROS

CONTATOS

Email:

biosample.contato@gmail.com

 

Telefones:

Bruno Gàri - 11 99747 3730

Rico Manzano - 11 97372 4312

Simone Tenório - 12 98123 0592

  • Instagram
  • LinkedIn
bottom of page